Milhares de jovens pró-Gbagbo pedem alistamento no Exército

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - Respondendo aos apelos do seu líder Charles Blé Goudé, milhares de militantes do movimento "Jovens Patriotas", que congrega apoiantes do Presidente cessante da Côte d'Ivoire, Laurent Gbagbo, solicitaram segunda-feira o seu alistamento no Exército, constatou a PANA local.

"Estes jovens vieram de todas as zonas de Abidjan, à pé ou de autocarros, aos milhares, para se inscreverem na lista de combatentes para defender a República, tal como o solicitou Ble Goudé (ministro da Juventude no Governo de Laurent Gbagbo e líder dos Jovens Patriotas), disse um soldado encontrado à entrada do edifício do Estado-Maior do Exército.  

Com efeito, depois de dois encontros organizados em Yopougon (norte de Abidjan) e em Port-Bouet (sul de Abidjan), Charles Blé Goudé  convidou,  no fim de semana passado,  "os jovens, aptos e prontos a morrer pelo seu país, a juntarem-se ao Exército."

O general Philippe Mangou, chefe do Estado-Maior-General das Forças de Defesa e Segurança (FDS), leais a Laurent Gbagbo, acompanhado de Blé Goudé, visitou os voluntários que se concentraram diante do Quartel-General das Forças Armadas.

“Felicito o vosso empenho e determinação para defender a soberania da Côte d'Ivoire. Será que  posso contar convosco para defender a soberania da Côte d'Ivoire?” , perguntou o general ao que voluntários responderam afirmativamente.

Esta operação surge enquanto violências e assassinatos multiplicam-se na capital económica da Côte d'Ivoire, que se vai ficando deserta com o êxodo dos habitantes amedrontados pela insegurança generalizada.

A comunidade internacional contesta a vitória de Laurent Gbagbo nas eleições presidenciais de 28 de novembro reconhece o candidato da oposição Alassane Ouattara como vencedor.

-0- PANA GB/TBM/CCF/IZ 21março2011

21 Março 2011 21:50:06




xhtml CSS