Agência Panafricana de Notícias

Mil e 200 quilos de cassiterita apreendidos em veículo da MONUSCO no leste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Mil e 200 quilos de cassiterita foram apreendidos domingo à noite num veículo da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (MONUSCO) em Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), por serviços especializados da Polícia Congolesa, segunda-feira de fontes policiais em Kinshasa.

Estas cassiteritas estavam dissimuladas em 24 pacotes com a marca Indian One/50quilos, afirmam as mesmas fontes.

O governador da província de Kivu-Norte, Julien Paluku, ordenou a detenção do motorista, de nacionalidade congolesa, e o refisto dos pacotes apreendidos no entreposto da Direção Geral das Alfândegas e Impostos (DGDA), por razões de inquérito.

A 28 de julho último, a Polícia das Minas tinha apreendido 10 toneladas do mesmo produto no bairro Ndosho em Goma, na mesma província., provenientes de Kivu-sul (leste) a bordo de um camião conduzido por militares das Forças Armadas da RDC (FARDC).

A cassiterita é um minério composto por dióxido de estanho, suscetível de conter rastos de outros elementos metálicos, nomeadamente o ferro, o tantalite, o nióbio, o zinco.

Em setembro de 2010, o Presidente congolês, Joseph Kabili, tinha decidido a suspensão da exploração mineira nas províncias de Kivu-Norte e Sul e de Maniema (leste) alegando que a exploração destes minérios favoreciam a guerra e a insegurança nesta parte da RD Congo.

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/DD 23agosto2011