Agência Panafricana de Notícias

Migrantes malianos e senegaleses manifestam-se em Itália

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Várias dezenas de migrantes, entre os quais malianos e senegaleses, manifestaram-se segunda-feira, bloqueando a estrada para a cidade de Milão, em Itália, para reclamar pela legalização da sua estadia.

Os polícias dispersaram-nos para os conduzir ao gabinete local da Cruz Vermelha, enquanto os manifestantes, furiosos, procuravam mostrar à imprensa as suas condições de acolhimento sob tendas nas quais estão alinhadas dezenas de camas.

Na mesma altura, decorria na Alemanha uma cimeira entre François Hollande, o Presidente francês, e Angela Merkel, a chanceler alemã, sobre a crise dos migrantes, enquanto a reunião foi inicialmente agendada para analisar a situação na Ucrânia, onde os combates se retomaram entre rebeldes separatistas pró-russos e as tropas governamentais.

Durante uma conferência de imprensa, no termo da reunião, os dois dirigentes defenderam um sistema unificado do direito de asilo na Europa numa altura em que a Alemanha espera acolher 800 mil migrantes este ano.

Confrontos eclodiram entre as forças da ordem e grupos neonazis, que destruíam um novo centro de acolhimento de refugiados, na Alemanha.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 25ago2015