Microsoft investe $ 9,5 biliões em pesquisa e desenvolvimento

Dakar, Senegal (PANA) – A Microsoft disponibizou para este ano um orçamento de 9,5 biliões de dólares americanos para pesquisa e desenvolvimento no mundo inteiro, anunciou em Dakar o presidente da multinacional americana de informatica para África, o Maliano Cheikh Modibo Diarra, sublinhando que o continente africano iria beneficiar de grande parte deste montante.

"Em 2010,  a Microsoft  investiu pelo menos nove biliões de dólares americanos na pesquisa e desenvolvimento , mas este orçamento foi aumentado para 9,5 biliões em 2011", indicou  Cheikh Diarra durante a cerimónia de abertura duma sessão de portas abertas organizada pela Microsoft para a África Ocidental  e Central.

Segundo o presidente da Microsoft para África, os investimentos abrangerão o campo da educação e o setor pùblico para assegurar o acesso da tecnologia a cada familia e a cada estudante do continente.

"Na Microsoft estamos conscientes dos desafios de acesso à tecnologia para quase 70 porcento da população  africana. Sabemos também que a tecnologia é uma ferramenta  poderosa  para acelerar  o desenvolvimento em África. Para enfrentar este desafio, a Microsoft  está sempre à procura de oportunidades  de aproximar a tecnologia ao utilizador ", afirmou.

A sessão de portas abertas da Microsoft,  que termina na quinta-feira, oferece oportunidades  de mostrar novas tecnologias  e as mais recentes inovacões aos seus clientes incluindo profissionais da informática , dirigentes, pesquisadores e parceiros.

Na mesma ocasião, o presidente da Microsoft para a África Ocidental e Central, Ibrahim Youssry, anunciou a visão da empresa resumida em três pontos, designadamente  a utilização máxima da informática, a  informática desmaterializada ou "cloud computing" e as novas tecnologias de baixo custo.

Entre as atrações do encontro, citam-se a apresentação da virtualização, uma solução que permite às empresas controlar os custos.

A isto adiciona-se salões de jogos na sala de exposição onde a Microsoft deu aos participantes a ocasião de divirtirem-se com Kinect, a consola de jogos na Xbox.

A sessão de portas abertas de Dakar é um dos 14 eventos organizados pela Microsoft em África entre 2010 e 2011 e que atraíram mais de seis mil pessoas em nove países, nomeadamente na Argélia, no Egito, no Quénia, na Líbia, em Marrocos, nas ilhas Maurícias, na Nigéria,  na Tunísia e no Senegal.

-0- PANA COU/JSG/CCF/TON 03mar2011

03 Março 2011 12:42:31


xhtml CSS