Agência Panafricana de Notícias

MINUAD prossegue buscas para encontrar capacetes azuis desaparecidos

Dar es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- Os quatro capacetes azuis da Missão Conjunta das Nações Unidas e União Africana em Darfur (MINUAD) dados como desaparecidos desde 12 de Abril corrente ainda não foram encontrados, segundo um comunicado quarta-feira desta força híbrida.
"A MINUAD continua a trabalhar estreitamente com o Governo do Sudão e com as autoridades locais para localizar o seu pessoal dado como desaparecido", indica a nota, que acrescenta que a situação de segurança em Darfur "continua relativamente calma mas imprevisível".
Por outro lado, o representante especial conjunto da Missão, Ibrahim Gambari, confirmou quarta-feira que os soldados em causa, dos quais dois homens e duas mulheres, são Sul-Africanos e conselheiros policiais.
O chefe da Missão de Observação das Eleições da Liga Árabe, Salah Halima, efectuou uma visita à sede da MINUAD em El Fasher, no norte de Darfur, onde ele se encontrou com Gambari e com o seu adjunto, Mohammed Yonis.
Durante este encontro, Halima e a sua colega, Nabila Goddi Mzali, discutiram igualmente sobre as eleições em curso no Sudão e exprimiram a esperança de que o processo eleitoral sejam um êxito.
Halima agradeceu igualmente à MINUAD pelo seu apoio logístico à missão da Liga Árabe na região.
Ele juntou-se mais tarde a uma patrulha da MINUAD nos campos de Abu Shouk e Al Salam para pessoas deslocadas internas.
A Liga Árabe enviou uma missão de observação de oito membros para supervisionar as eleições nos três Estados de Darfur.