Agência Panafricana de Notícias

MINUAD preocupada com perseguição contra pessoal em Darfur

Cartum- Sudão (PANA) -- A Missão conjunta da União Africana e das Nações Unidas em Darfur (MINUAD) exortou segunda-feira o Movimento para a Libertação do Sudão/Abdul Wahid (SLA/AW) a pôr termo aos seus entraves à acção da missão nesta província do oeste do Sudão.
O apelo segue-se a um incidente ocorrido a 4 de Novembro corrente, quando um helicóptero que transportava agentes da MINUAD foi cercado por elementos armados do SLA/AW na sua aterragem em Deribat, no Jabel oriental.
Os elementos da SLA/AW acabaram por libertar o helicóptero e a sua tripulação que estava em missão de avaliação na zona.
"É inadmissível que o pessoal duma missão seja retido e ameaçado enquanto realiza esforços de busaca da paz e da segurança", denunciou um responsável da MINUAD.
Segundo este responsável, tentativas manifestas de entravar as operações da missão prejudicam a busca da paz e duma estabilidade em Darfur e terão um impacto negativo sobre os esforços para melhorar a situação humanitária na região, pelo que são "totalmente inadmissíveis".
A MINUAD deplorou energicamente a perseguição e a detenção dos membros do seu pessoal e sublinhou que ela não vai tolerar nenhuma nova tentativa de intimidação ou de ataque contra o seu pessoal que vise contrariar a evolução do processo de paz naquela província do oeste do Sudão abalada por uma guerra civil há seis anos.