MINUAD preocupada com escalada de violências tribais no leste de Darfur (Sudão)

Tunis, Tunísia (PANA) - Uma missão conjunta das  Nações Unidas e da União Africana  em Darfur (MINUAD) manifestou-se profundamente preocupada com a escalada de violências tribais observada no leste de Darfur (oeste sudanês) entre  Ma'alia e Rezeigat, exortando  líderes e membros das ambas tribos a darem prova de moderação.

A MINUAD também apelou aos líderes e aos membros das ambas tribos em conflito para participarem num diálogo sério suscetível de lhes permitir encontrarem soluções para litígios e  evitarem atos suscetíveis de agravar ainda mais a situação e causar deslocamentos de populações.

Saudou o desdobramento, pelo Governo sudanês, de forças adicionais incumbidas de estabelecerem uma zona tampão entre as duas tribos bem como os esforços envidados pelas autoridades locais para porem termo às violências.

Apelou ao Governo sudanês para redobrar de esforços destinados por forma a evitar a eclosão de combates.

A MINAD comprometeu-se a prosseguir os seus esforços a fim de proteger civis afetados pelas violências, facilitando e encorajando os esforços do Governo sudanês, da administação local e dos líderes tribais bem como os de outros parceiros para se pôr cobro à desordem e reconciliar as duas tribos rivais.

-0- PANA AD/IN/DIM/DD 12maio2015

12 may 2015 10:41:37




xhtml CSS