Agência Panafricana de Notícias

MINUAD preocupada com ameaça sobre campo de deslocados no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – A Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (MINUAD) exprimiu a sua preocupação face a uma ameaça de revista no campo para Pessoas Deslocadas Internas (PDI) de Kalma, situado em Nyala, em Darfur-Sul.

Num comunicado transmitido domingo último à PANA em Cartum, a MINUAD lembrou à população presente no campo que «recolher, ajudar ou apoiar delinquentes que possuem armas constitui uma violação do direito humanitário internacional e que tais armas não devem ser armazenadas, manipuladas ou ser objeto de tráfico nos campos ».

A MINUAD indica que as PDI no campo de Kalma esperam por uma revista similar às realizadas nos outros campos e nas outras aldeias dos arredores.

« A MINUAD recebeu uma informação sobre a suposta intenção do Governo do Sudão de realizar uma revista ao campo de Kalma para Pessoas Deslocadas Internas perto de Nyala, Darfur-Sul, e está preocupada com o seu impacto possível na população civil », revela o comunicado.

A Missão contactou as autoridades locais em Darfur-Sul, em conformidade com o seu mandato de proteção dos civis, para indicar que se esta revista constituir uma necessidade, ela deve ser realizada em coordenação com os responsáveis do campo e da MINUAD e que o direito humanitário e os direitos humanos devem ser respeitados.

Segundo a MINUAD, as autoridades locais garantiram que elas cooperarão com a Missão neste sentido se estas revistas se revelarem necessárias.

O Governo sudanês assegurou igualmente que esta operação contra o campo de Kalma não está prevista por enquanto.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/IBA/FK/TON 03nov2014