MINUAD considera "imprevisível" situação em Darfur

Dar es Salaam- Tanzânia (PANA) -- A situação de segurança em Darfur continua relativamente calma, mas imprevisível, indica a Missão Conjunta da União Africana e Nações Unidas em Darfur (MINUAD), num comunicado divulgado sexta- feira, na sequência de informações não confirmadas de confrontos na província de Jabel Marra de Darfur, no oeste do Sudão.
Ao continuar a verificar a veracidade destas informações, a MINUAD anunciou que estava a preparar uma missão humanitária em colaboração com as agências humanitárias para responder às necessidades das pessoas recentemente deslocadas ou que abandanoram a região nestes últimos meses.
Os confrontos causaram deslocações em várias aldeias e o aparecimento de campos de deslocados internos, principalmente em Nertiti, Guldo e Thur, em Darfur.
Uma equipa da MINUAD de Kass e Nertiti, no sul de Darfur, base mais próxima da MINUAD, realizou a 3 de Março corrente patrulhas nas aldeias em torno de Derribat e Fanga Suk, incluindo nas aldeias de Thur e Nyawu e no sul de Darfur.
A equipa informou os cheikhs locais (sobas) sobre novas chegadas, explicando- lhes que cerca de 700 pessoas foram deslocadas a Thur nestas últimas duas semanas e que era preciso conceder-lhes uma assistência humanitária.

05 Março 2010 18:35:00




xhtml CSS