Agência Panafricana de Notícias

MINUAD congratula-se com progressos do Acordo de paz para Darfur

Cartum, Sudão (PANA) – A reconstrução e o desenvolvimento de 315 projetos em conformidade com a Estratégia de desenvolvimento de Darfur (oeste do Sudão) começou, anunciou a Missão da União Africana e das Nações Unidas em Darfur (MINUAD).

Num comunicado divulgado, terça-feira, em Al Fashir, no norte de Darfur e a que a PANA teve acesso em Cartum, a MINUAD sublinhou que a sétima reunião da Comissão de Seguimento-Execução (CSE) do Documento de Doha para a Paz em Darfur (DDPD) decorreu a 16 de dezembro em Al Fashir, no norte de Darfur.

de acordo com a nota, o encontro serviu para discutir sobre os progressos e desafios a enfrentar na realização do DDPD desde a última reunião da Comissão em setembro último.

A MINUAD descreveu esta etapa como sendo "um passo para os ganhos da paz para o povo de Darfur".

O acordo de paz de Doha (assinado em julho de 2011 no Qatar) identificou, entre outras razões, o sub-desenvolvimento e as disputas sobre os recursos como sendo as principais causas dos confrontos em Darfur.

O Governo qatariota prometeu acompanhar concedendo fundos necessários a projetos de desenvolvimento, sobretudo no fornecimento de água, de construção de escolas, hospitais e estradas.

O Governo qatariota prometeu também reabilitar as zonas afetadas pela guerra na região.

O DDPD que continua a ser o único acordo de paz atualmente na região é largamente apoiado tanto pela União Africana e a Liga Árabe como pelas Nações Unidas e por países ocidentais.

-O- PANA MO/VAO/MTA/TBM/SOC/CJB/DD 18Dez2013