Mercados nigerinos registam baixa e estabilidade de preços de cereais

Niamey, Níger (PANA) – A situação dos preços dos cereais nos mercados agrícolas é dominada por uma baixa dos preços do sorgo (-2 porcento) e do milho (- 1 porcento) e por quase uma estabilidade dos preços do milho e do arroz importado, revelou quinta-feira última pelo Sistema de Informação sobre os Mercados Agrícolas no Níger (SIMA).  

No seu último Boletim de Informação, o SIMA indicou que esta situação se explica essencialmente por uma melhoria da oferta destes produtos nos mercados, face a uma procura relativamente estável.

Uma comparação feita pelo SIMA no mesmo período do último ano, neste boletim, mostra que o preço médio atual do milho mostra um nível mais elevado de 2 porcento contra os do sorgo e do arroz importado que se situam a um nivel mais baixo, 1 porcento e 2 porcento.

Por sua vez, o milho está quase ao mesmo nível do que o do ano passado, neste período, lê-se no documento.

Relativamente o milho, o Boletim de Informação indica que o preço médio atual do saco de cerca de 100 quilogramas quase não mudou, em relação ao ano anterioe, devido à melhoria da oferta do produto nos mercados face a uma procura relativamente estável.

"O preço médio nacional do saco estabelece-se atualmente em 22 mil 71 FCFA (mais de 44 dólares americanos) contra 21 mil 985 FCFA (mais de 44 dólares americanos) durante a semana precedente. Este preço médio apresenta, no entanto, um nível mais elevado de 2 porcento em relação ao da campanha precedente (2011) no mesmo período", precisou o documento.

-0- PANA SA/TMB/CJB/DD    28dez2012

28 december 2012 16:48:21


xhtml CSS