Mensagens de apoio a Nelson Mandela

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - As mensagens de apoio continuam a afluir para Nelson Mandela, que recebeu alta no hospital de Pretoria domingo, depois de três meses de hospitalização, constatou à PANA.

O antigo Presidente e Prémio Nobel da Paz estava a ser tratado por uma infeção pulmonar e, embora o seu estado continue crítico, os médicos julgam que pode regressar à sua casa de Joanesburgo, segunda cidade sul-africana, que foi inteiramente equipada de materiais de cuidados de emergência.

Para o presidente do Partido Nacional Liberdade, Zanele Kamagwaza Msibi, a África do Sul e o mundo inteiro necessitam ainda da sagacidade de Mandela e "estamos contentes por sabermos que saiu do hospital".

"Desejamos-lhe pronto restabelecimento para que ele continue a ser o símbolo da unidade e da reconciliação no seio da nossa nação e para o mundo inteiro", regozijou-se.

O Congresso Nacional Africano (ANC, no poder) acolheu igualmente a noticia com satisfação, considerando que "com o tratamento em casa, Mandela, de  95 anos de idade, terá o apoio contínuo da sua família e dos seus próximos".

Mmusi Maimane, porta-voz do principal partido davoposição, a Aliança Democrática (DA), agradeceu, por sua vez, a equipa médica que se ocupou de Mandela "por tudo o que eles fizeram e continuarão a fazer".

Por outro lado, o gabinete do antigo Presidente americano, George W. Bush, anunciou domingo por engano a morte de Mandela.

No entato, o porta-voz de Bush, Jim McGrath, pediu desculpas mais tarde dizendo ter mal lido uma notícia relativamente à saída de Mandela do hospital.

"Estúpido erro da minha parte. Peço desculpas a todo o mundo", lamentou.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/DD 02set2013

02 Setembro 2013 19:56:00




xhtml CSS