Agência Panafricana de Notícias

Membros do Governo burkinabe deposto proibidos de viajar para estrangeiro

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A junta militar, no poder no Burkina Faso desde segunda-feira, proibiu quarta-feira aos antigos ministros do regime do President burkinabe deposto, Roch Marc Christian Kaboré, de viajarem para o exterior do país, de acordo com um relatório sobre um enconntro mantido com estes últimos no mesmo dia, à noite.

A junta proibiu aos membros do deposto Governo de cometerem atos suscetíveis de contraria o código de conduta recomendado, exortando a cada um a restringir os seus deslocamentos para o interior da cidade de Ouagadougou.

Além disso, os militares disseram não deter nenhuma outra personalidade do regime que o Presidente Kaboré e que continuam abertos a qualquer contribuição dos seus colaboradores..

Declararam trabalhar no sentido de incluir todas as componentes nacionais na governação  que eles vão instalar.

Numa declaração, o Movimento do Povo para o Progresso (MPP, o partido de Kaboré) condenou largamente o golpe de Estado e apelou aos golpistas para reinstaurarem a ordem constitucional.

Várias informações sobre uma alegada libertação do general Gilbert Diendéré (mentor do golpe de Estado de 2015 no Burkuna Faso), condenado por isso a 20 anos de prisão, foram desmentidas nesta quinta-feira de manhã pela Procuradoria Militar.

A junta que continua as concertações com as forças vivas da nação deve reunir-se, nesta quinta-feira, com a União de Ação Sindical que apelou quarta-feira aos trabalhadores para a vigilância.

Por enquanto, as aulas continuam suspensas nas escolas e universidades até ao próximo sábado, está em curso um recolher obrigatório em vigor das 21 às cinco horas de madrugada, e as fronteiras aéreas continuam abertas mas as terrestres permanecem fechadas.

Várias organizações da comunidade internacional condenaram o golpe de Estado contra o regime de Roch Marc Christian Kaboré.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) prevê uma reunião, nesta sexta-feira, sobre a situação, de acordo com várias fontes.

-0- PANA NTDD/JSG/FK/DD 27jan2022