Melhores músicos cabo-verdianos distinguidos em gala

Praia, Cabo Verde (PANA) – O palácio da Assembleia Nacional, na cidade da Praia, vai ser palco este sábado da 5.ª Gala dos Cabo Verde Music Awards (CVMA), evento que irá distinguir os melhores músicos, compositores, grupos, animadores e produtores cabo-verdianos durante o longo de 2014, soube a PANA de fonte da organização.

Esta edição dos CVMA tem como convidados especiais os cantores português Luís Represas, que cantará com a cabo-verdiana Lura, a angolana Bruna Tatiana e o moçambicano Stewart Sukuma, bem como Ali Angel, das Antilhas.

A gala contará ainda com a presença de Baby T, DJ residente nos Estados Unidos, Bruno Amarante (Djam), jovem coreógrafo que se tem destacado no panorama cultural de Cabo Verde, e do humorista moçambicano Big Boss (Emerson de Miranda), apresentador de televisão do canal STV.

A gala conta com um total de 57 nomeações para 19 categorias, sendo 33 o número dos eleitos numa votação que já vem decorrendo há já algum tempo, através  da Internet.

O cantor Jorge Sena, natural da ilha do Fogo e antigo vocalista da banda "Bokarron", soma o maior número de nomeações estando indicado para Melhor Morna ("Raquel"), Melhor Coladeira ("Sonhu"), Melhor Música Tradicional ("Sabura di Djar Fogo") e Melhor Disco do Ano ("Sena d'Oru").

O músico Dynamo, de nome próprio Eder dos Santos e natural da ilha do Sal, ó segundo mais nomeado com a música "Princesa" (Djodje e Ricky Boy) para Melhor Kizomba e Melhor Música Popular do Ano e, com o álbum "One", para Disco do Ano e Melhor Intérprete Masculino.

Com três nomeações cada aparecem os músicos Rui Cruz, Legemea, Jennifer Soledad e o grupo Rapaz 100 Juiz, seguidos pelos artistas e grupos como Elji, Africa Rainbonw, Mito, Elaine Silva, Eddu, Élida Almeida e Djodje, com duas nomeações cada.

Elida Almeida, Elaine Silva e Legemea concorrem ainda para o prémio de Artista Revelação, enquanto para Melhor Intérprete Feminina estão nomeadas Carmen Sousa, Élida Almeida e Jennifer Soledad e para Melhor Masculino concorrem Djox, Dynamo e Rui Cruz.

A categoria Música Popular do Ano (Legemea/Djam Bira Fino, Dynamo feat. Djodje e Ricky Boy/Princesa e Mito/Tchero Maleta) continua a ser escolhida exclusivamente pelo público, enquanto as outras serão votadas pelo público e pelo júri, presidido pelo segundo ano consecutivo pela cantora cabo-verdiana Tété Alhinho.

Há nomeações ainda para melhor funaná, hip hop, música urbana, música eletrónica, artista em palco, produtor musical, videoclip, composição inédita, DJ e animador de Comunicação Social.

Da CVMA consta ainda a atribuição do "Prémio Carreira", atribuído anteriormente aos cantores Cesária Évora, Bana, Zeca Di Nha Reinalda e Celina Pereira, cujo nome só será conhecido durante a gala.

Haverá ainda um Prémio Ação Social, a ser atribuído ao artista que mais se destacou nas causas sociais e também só será conhecido na altura da gala.

-0-  PANA  CS/TON  07mar2015



07 Março 2015 14:05:11


xhtml CSS