Medianeiros da UA pressionam beligerantes em Darfur

Abuja- Nigéria (PANA) -- Os medianeiros da União Africana (UA) nas negociações de paz em Abuja sobre Darfur (oeste do Sudão) pressionaram segunda-feira as partes em conflito para buscar um consenso na agenda do encontro, com vista a acelerar o ritmo das discussões retomadas na sexta-feira passada após uma suspensão de seis meses, soube a PANA de fonte oficial.
O porta-voz da UA para as negociações sobre Darfur, Nourredine Mezni, disse à PANA que os medianeiros, incluindo o chefe de delegação negocial Salim Ahmed Salim, se encontraram segunda- feira de maneira informal com os beligerantes para aprovar uma declaração de princípio.
De acordo com Mezni, quando o documento for aceite por todos ele poderá desembocar na resolução de todos os outros aspectos pendenes do conflito.
O governo sudanês e os dois principais grupos rebeldes - Movimento/Exército de Libertação do Sudão e Movimento para a Justiça e Igualdade - ainda não chegaram a um consenso sobre a agenda, três dias após a abertura do encontro.
Os combates que duram há dois anos em Darfur fizeram entre 180 e 300 mil mortos e obrigaram mais de duas milhões de pessoas a se exilar.

14 Junho 2005 21:43:00




xhtml CSS