Mbeki e Dlamini Zuma citados em carta sobre escândalo de corrupção da FIFA

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O antigo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, e a  ex-ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros e atual presidente em exercício da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini Zuma, foram implicados no escândalo de corrupção que abala a Federação Internacional de Futebol (FIFA).

O envolvimento de Mbeki e Dlamini Zuma segue-se a revelações contidas na carta escrita por Danny Jordaan, presidente do Comité Local de Organização (LOC) do Mundial 2010, e enviada ao secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, em dezembro de 2007, detalhando o pagamento de 10 milhões de dólares americanos ao Diaspora Legacy Program do Mundial da FIFA de 2010.

Parece que os fundos foram transferidos ao antigo Vice-Presidente da FIFA, Jack Warner, que foi detido em Trinidad.

Jordaan escreveu que no termo duma discussão com Dlamini Zuma, que era na época ministra dos Negócios Estrangeiros, a FIFA devia deduzir 10 milhões de dólares americanos do futuro orçamento operacional do LOC.

O ministro sul-africano dos Desportos e Lazeres, Fikile Mbalula, negou que a transferência foi feita para obter a organização do torneio.

Mbalula declarou quinta-feira ao jornal local Beeld que Mbeki tomou a decisão de fazer o pagamento.

Ele desmentiu na semana passada que o seu Governo concedeu fundos para obter os direitos de organização deste evento desportivo planetário.

Num comunicado recebido sexta-feira pela PANA, Mbalula declara que as alegações segundo as quais a carta constitui uma prova de corrupção "mancham uma honesta correspondência entre a SAFA e a FIFA" e " apenas revelam sensacionalismo e rancor".

"Estamos preocupados pelas especulações em curso na imprensa preparadas por pessoas cujo objetivo é manchar a boa imagem e a integridade do nosso país. Enquanto Governo e povo da África do Sul estamos orgulhosos de combater tal propaganda contra o nosso país", acrescentou o ministro dos Desportos e Lazeres da África do Sul.

-0- PANA CU/SEG/NFB/BEH/MAR/TON 05junho2015

05 Junho 2015 15:56:04




xhtml CSS