Mbeki convida partes sudanesas à mesa de negociações em Addis Abeba

Cartum, Sudão (PANA) – Para apoiar os esforços  com vista a reunir todas as partes em conflito no Sudão à mesa de negociações, o presidente do Painel de Alto nível da União Africana (AUHIP), Thabo Mbeki, convidou os líderes dos movimentos rebeldes de Darfur e a oposição política para uma reunião, próxima semana, em Addis Abeba, na Etiópia.

De  acordo um comunicado da União Africana, o convite inclui o Movimento/Exército  Popular da Libertação do Sudão-Norte (SPLM-N) e  os líderes da oposição sudanesa  do Partido da Umma Nacional (NUP), que são esperados na capital etíope de 21 a 22 de agosto de 2015.

O Centro Sudanês de Imprensa (SMC) citou o oficial de ligação da UA em Cartum, Mahmoud Kane, a indicar que  Mbeki vai informar esses líderes da oposição sobre as negociações que ele manteve com representantes do Governo sudanês durante uma visita em Cartum efetuada no início deste mês.

Kane indicou que o convite à reunião não foi dirigido aos líderes da oposição civil  da Aliança das Forças de Consenso Nacional  (NCF).

Enquanto os líderes da NCF se encontram no Sudão, os dos  movimentos armados de Darfur e do SPLM-N  estão todos em exílio voluntário no estrangeiro.

O AUHIP lidera os esforços de mediação para ajudar a pôr fim ao conflito em Darfur e nas zonas montanhosas de Nouba, no Sudão ocidental e do sudoeste.

-0- PANA MO/AR/ASA/TBM/DIM/IZ 20ago2015

20 Agosto 2015 15:33:41




xhtml CSS