Mauritânia e Mali criam companhia aérea comunitária

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Os Governos da Mauritânia e do Mali decidiram a criação duma companhia aérea comunitária, a que se associará igualmente o Níger, anunciou um comunicado conjunto.

O comunicado foi assinado no termo duma visita de Estado de três dias a Nouakchott do Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita.

Nesta perspetiva, um comité ad-hoc foi criado para manter a sua primeira reunião em Bamako de 17 e 18 de janeiro corrente afim de "estabelecer um cronograma da aplicação da companhia", segundo a nota.

A Mauritânia dispõe atualmente duma companhia aérea nacional, Mauritania Airlines International (MAI), de capitais maioritariamente públicos, cujas atividades foram lançadas a 28 de abril de 2011, lê-se no texto.

Mas, as micros companhias à escala dos Estados são pouco viáveis num céu marcado por uma forte concorrência das grandes companhias internacionais, segundo a opinião de numerosas especialistas dos transportes aéreos.

Durante a sua visita à Mauritânia, o Presidente maliano visitou, além disso, vácios centros de interesses económicos em Nouakchott e Nouadhibou (segunda cidade mauritana, no norte), nomeadamente os portos das duas cidades, as instalações da Empresa Nacional Industrial e Mineira (SNIM) bem como a Zona Franca de Nouadhibou (ZFZ).

-0- PANA SAS/TBM/IBA/MAR/DD 13jan2014

13 Janeiro 2014 09:33:05




xhtml CSS