Agência Panafricana de Notícias

Maurícias combatem desperdício alimentar

Flic-en-Flac, ilhas Maurícias (PANA) - O ministro da Agroindústria e Segurança Alimentar das Maurícias, Maneesh Gobin, salientou a importância de lutar contra o desperdício alimentar a todos os níveis, desde a produção até ao consumo, numa cerimónia que premiou os 10 melhores restaurantes por alcançarem a norma internacional de certificação e referência, o PLEDGETM, depois de seguir o programa de prevenção para reduzir o desperdício, os custos desnecessários e os impactos negativos sobre o ambiente.

O programa de prevenção do desperdício alimentares é uma iniciativa da Business Mauritius, implementado pela LightBlue Environmental Consulting Co.Ltd, com a colaboração da Living Labs Federation e PLEDGETM sobre resíduos alimentares.

Na ocasião, o ministro Gobin assinalou que a situação se tornou ainda mais alarmante com a pandemia da covid-19 e a guerra na Ucrânia.

Ele disse que os desperdícios alimentares para as Maurícias se elevam para 118.632 toneladas, de acordo com as estatísticas publicadas no relatório 2021 do Programa das Nações Unidas para o Ambiente sobre o desperdício alimentar.

"Os setores público e privado devem trabalhar em conjunto para resolver este problema alarmante, enfatizando ao mesmo tempo a necessidade de uma produção e reciclagem local", disse.

Por seu lado, o presidente da Business Mauritius, Kevin Ramkalaon, destacou a importância do desenvolvimento sustentável e inclusivo do país.

Acrescentou que estes programas visam proporcionar oportunidades e sensibilizar ao desperdício alimentar.

Ele disse que o programa faz parte do pacto de desenvolvimento sustentável e inclusivo da Business Mauritius SigneNatir, que é uma iniciativa de base comunitária para assegurar que a comunidade das empresas adira e se empenhe no consumo e na  produção sustentáveis.

O PLEDGETM sobre Resíduos Alimentares é um sistema de certificação e de análise comparativa baseado em Singapura, que permite aos restaurantes, hotéis e cantinas reduzir o desperdício  alimentar, reduzir os custos, ser reconhecido e alimentar o ecossistema local dos fornecedores de soluções.

-0- PANA NA/JSG/DIM/IZ 09abril2022