Maurícias celebram Dia Internacional de Comércio Equitativo

Médine, ilhas Maurícias (PANA) – O Dia Mundial do Comércio Equitativo foi celebrado domingo último em Médine, no leste das ilhas Maurícias, constatou a PANA no local.  

Vários cultivadores de cana-de-açúcar maurícios, agrupados no seio da sociedade cooperativa de Médine Camp de Masque, no leste da ilha, participaram ativa e maciçamente na efeméride.00

Trata-se de quase cinco mil agricultores, agrupados no seio de 25 empresas cooperativas, que cultivam a cana-de-açúcar desde 2009,  de acordo com critérios do comércio equitativo, dos quais o respeito pelo ambiente e a utilização reduzida de produtos químicos, tais como fertilizantes e herbicidas.

Eles produzem anualmente cerca de 22 mil toneladas de açúcar e obtêm um subsídio de 60 dólares americanos por tonelada dos compradores europeus, além do preço normal em curso no país.

Segundo o secretário desta sociedade cooperativa, Sen Dabydoyal, estes agricultores cultivam quase quatro vezes mais a cana-de-açúcar por hectare, ou seja cerca de 105 toneladas contra 60 ou menos por hectare, graças ao comércio equitativo.

"Encorajamos os agricultores a optarem pelo comércio equitativo pois ele é muito benéfico para eles, por um lado, em termos de receitas e, por outro, benéfico para o país do ponto de vista ambiental e económico", disse.

Graças ao comércio equitativo, acrescentou Dabydiyal, estes cinco mil cultivadores de cana-de-açúcar conseguem sobreviver, produzem mais cana-de-açúcar e obtêm melhores receitas em harmonia com o preço de açúcar em vigor no mercado mundial.

Por sua vez, o ministro maurício dos Assuntos das Empresas e Cooperativas, Sunil Bholah, encorajou outras sociedades cooperativas a envolverem-se neste negócio.

Bholah evocou igualmente o plano de ação de três anos (2017-2017) que o seu ministério elaborou para relançar cooperativas "a fim de que este setor participe plenamente na realização do segundo milagre económico maurício".

O movimento cooperativo data de mais de um século nas Maurícias e possui um milhar de empresas apoiadas por quase 85 mil membros ativos em 30 atividades económicas.

-0- PANA NA/JSG/FK/DD 12maio2015

12 Maio 2015 10:15:25


xhtml CSS