Marrocos reitera vontade de resolver problema do Sara Ocidental

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Taib Fassi Fihri, reiterou quarta-feira em Nova Iorque a disponibilidade do seu país para intensificar as negociações para resolver o problema do Sara Ocidental com base na autonomia.

« Marrocos reitera a sua inteira disponibilidade de continuar e intensificar o processo de negociação para encontrar uma solução política consensual ao diferendo regional e artificial no Sara marroquino com base na iniciativa de autonomia que o Conselho de Segurança julgou séria e credível em seis resoluções sucessivas », declarou.

Falando diante da 66ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Fihri sublinhou que uma tal iniciativa « audaciosa e realista » toma em consideração as normas do Direito Internacional e vai além das interpretações restritivas que apenas fazem perpetuar a situação de bloqueio ».

« É tempo para cada uma das partes assumir as suas responsabilidades, em particular os eventos ocorridos na região, trabalhar seriamente e de boa fé para alcançar um compromisso político definitivo neste diferendo regional artificial, responder às aspirações dos nossos irmãos nos campos de Tindouf (na Argélia) onde eles estão privados dos direitos humanos mais fundamentais », acrescentou.

O ministro marroquino afirmou que o seu país trabalhou solidamente para redinamizar as suas relações bilaterais com a Argélia.

Por seu turno, o ministro argelino dos Negócios Estrangeirso, Mourad Medelci, declarou diante da Assembleia Geral da ONU, que o seu país reafirma o seu apoio total aos esforços do Secretário-Geral da organização mundial, Ban Ki-moon, para resolver a crise no Sara Ocidental.

« Tudo deve ser feito para fazer avançar o diálogo e as negociações com vista a permitir ao povo sarauí exprimir livremente o seu direito à autodeterminação », disse.

« Exorto as duas partes, Marrocos e a Frente Polisário, a demostrarem espírito de responsabilidade para resolver este conflito que durou muito », acrescentou o ministro argelino.

Marrocos anexou em 1976 o Sara Ocidental, uma antiga colónia espanhola, ao passo que a Frente Polisário reclama pela independência deste território.

Marrocos acusa a Argélia de apoiar a Frente Polisário.

-0- PANA AA/BOS/ASA/AAS/SOC/MAR/IZ 29set2011

29 Setembro 2011 14:33:09


xhtml CSS