Marrocos mobiliza um bilião de euros para lutar contra pobreza

Rabat- Marrocos (PANA) -- O rei Mohammed VI anunciou o lançamento dum programa de luta contra a pobreza em Marrocos denominado Iniciativa Nacional para o Desenvolvimento Humano (INDH), que beneficiará de um bilião de euros durante o período 2006-2010.
A INDH tem como objectivo "consolidar as conquistas políticas através da promoção dos direitos económicos, sociais e culturais dos cidadãos e da luta contra as disparidades sociais e territoriais", disse o soberano marroquino no fim-de-semana por ocasião do aniversário da Revolução do Rei e do Povo que comemora o exílio do rei Mohammed V, avô de Mohammed VI, em 1953.
Numa primeira fase, 360 comunas rurais e 250 bairros urbanos mais pobres de Marrocos vão beneficiar deste programa.
O soberano marroquino, que celebrou domingo o seu 42º aniversário, dirigiu-se particularmente às "gerações vindouras" para afirmar que "esta iniciativa audaciosa (.
.
.
) exige um compromisso com confiança, determinação e responsabilidade".
Cerca de quatro dos 30 milhões de marroquinos vivem na pobreza e gastam menos de um euro por dia.
A taxa de desemprego atingiu 11,1 por cento no segundo trimestre de 2005, ao passo que a taxa de crescimento económico, que registou em média 4,2 por cento em cinco anos, ainda não está em condições de combater contra o défice social.

22 Agosto 2005 11:10:00


xhtml CSS