Marrocos e Senegal reforçam cooperação meteorológica

Rabat- Marrocos (PANA) -- Marrocos e o Senegal assinaram uma convenção para reforçar a sua cooperação técnica no domínio meteorológico relativa à assistência e ao apoio do Estado senegalês na implementação do programa de modificação artificial do tempo, soube a PANA no fim-de-semana passado em Rabat.
Nos termos do acordo, os dois países decidiram igualmente reforçar a sua cooperação nas outras meteorológicas, nomeadamente na previsão numérica do tempo e do clima e nas meteorologias marítima, agrícola, hidráulica e aeronáutica, indicou um comunicado da Direcção Marroquina da Meteorologia.
Esta convenção foi assinada em Casablanca (100 quilómetros ao sul da capital marroquina Rabat) pelo secretário de Estado marroquino para Água, Abdelkbir Zahoud, e pelo ministro senegalês do Turismo e Transportes Aéreos, Ousmane Massek Ndiaye.
A cooperação entre Marrocos e o Senegal no domínio hidráulico e da meteorologia, que remonta ao início dos anos 1990, registou um desenvolvimento importante desde a assinatura do primeiro protocolo de acordo em Dezembro de 2000, que lançou a implementação do programa das chuvas artificiais.
A primeira campanha das chuvas provocadas lançada em Junho último por uma equipa marroquino-senegalesa foi um êxito total e os primeiros resultados são promissores, sublinha o comunicado.

22 Agosto 2005 11:34:00


xhtml CSS