Marrocos acolhe reunião sobre integração de mulher africana no e-governo

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Um seminário de alto nível sobre a plena integração da mulher no e-governo vai ter lugar de 21 a 23 de Maio em Tanger (Marrocos), anunciou terça-feira nesta metrópole etíope o Centro Africano de Formação e Pesquisa Administrativas (CAFRAD).
O CAFRAD fez este anúncio em resposta às preocupações das mulheres profissionais tendo em conta o facto de a maioria das suas irmãs em África estarem cada vez mais confrontadas com o espectro da marginalização.
Dezasseis participantes vindos de diferentes países tomarão parte neste seminário com vista a suprimir as barreiras culturais, políticas e sociais que impedem as mulheres de África de melhorar o seu estatuto socioeconómico graças ao acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Segundo o CAFRAD, a marginalização e exclusão das mulheres num mundo cada vez mais globalizado estão ligadas à falta de acesso aos últimos progressos nas TIC.
"Apesar de declarações políticas e de garantias constitucionais grandiosas, as instituições africanas não concedem a prioridade à igualdade entre os sexos e ao reforço da participação das mulheres", constatou Lizette Michael, um dos peritos em administração pública do centro.
"No domínio das TIC, as mulheres ficam confinadas na periferia enquanto a elite masculina continua a determinar os limites específicos que as mulheres não podem ultrapassar", lamentou.
Este seminário servirá de quadro onde as mulheres e diferentes parceiros multilaterais ao desenvolvimento de África, nomeadamente o Banco Mundial (BM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), discutirão diversas estratégias a fim de promover uma sociedade da informação mais imparcial graças às iniciativas de desenvolvimento dos recursos humanos nas TIC.
Este encontro deverá igualmente sensibilizar os dirigentes políticos à importância duma participação igual das mulheres e dos homens nos processos de tomadas de decisão na sociedade da informação emergente e em todas as iniciativas ligadas às TIC para a promoção dum desenvolvimento humano sustentável.

15 Maio 2007 22:10:00




xhtml CSS