Marechal do Exército líbio envia delegação a presidente da Comissão da UA

Tripoli, Líbia (PANA) – Uma delegação de alto nível do Comando Geral das Forças Armadas Líbias (FAL) enviada pelo marechal Khalifa Hafter deslocou-se, esta sexta-feira, à sede da União Africana (UA), em Addis Abeba, na Etiópia, portadora de uma mensagem de Hafter ao presidente da Comissão da UA, Moussa Faki, relativa à situação prevalecente na Líbia.

O coronel-major Ahmad Al-Mesmari, que chefiou a delegação, reuniu-se com o  comissário da UA para a Paz e Segurança, o embaixador Ismail Charghi; com o conselheiro do presidente da Comissão da UA, Mohamed Hassan Labach; e com a representante especial do presidente da Comissão na Líbia, Wahida Ayari, indica um comunicado do Escritório de Informação do Comando Geral das FAL.

Segundo esta mesma fonte, os emissários líbios informaram os seus interlocutores sobre os últimos desenvolvimentos da situação em matéria de segurança em todo o território líbio, bem como a visão do Comando Geral das FAL para a próxima fase.

A  presidência do Parlamento Pan-africano (PAP) decidiu, à margem da sexta sessão da quinta legislatura do Parlamento africano, realizada na capital rwandesa, Kigali,  constituir  uma delegação que se deslocará  à Líbia para debater sobre a crise líbia com as partes locais e internacionais a fim de encontrar uma solução negociada neste país da África do Norte.

Homem do leste da Líbia que apoia o Parlamento e o Governo interino saído da mesma região,  Khalifa Hafter  figura entre as principais figuras da cena política e de segurança na Líbia.

Lembre-se que Itália organiza, de 12 a 13 de novembro próximo, uma conferência internacional em Palermo destinada a mobilizar a comunidade internacional sobre a crise na Líbia na presença das principais partes líbias que se viajaram ultimamente para Roma para preparar a agenda desta reunião.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ 2nov2018

02 Novembro 2018 18:33:09


xhtml CSS