Agência Panafricana de Notícias

Marcha de protesto no Senegal contra rapto de alunas na Nigéria

Dakar, Senegal (PANA) - O Grupo de Trabalho Mulheres Paz e Segurança (GTFPS) na África Ocidental organiza esta sexta-feira em Dakar, no Senegal, uma manifestação de protesto contra o rapto de 232 alunas pela seita islamita Boko Haram, no norte da Nigéria, há quase um mês.

A manifestação inscreve-se "numa dinâmica regional de informar o mundo da situação de violação dos direitos fundamentais destas alunas e de afirmar a nossa solidariedade e o nosso apoio para com a Nigéria", precisa o GTFPS num comunicado transmitido à PANA.

A marcha será marcada pela entrega de uma declaração solene à embaixadora da Nigéria no Senegal, Katyen C. Jackden, e ao representante especial do Secretário-Geral da ONU na África Ocidental, Said Djinnit.

Na sua declaração, as organizadoras da marcha dizem-se "profundamente ultrajadas e horrorizadas" pelos raptos das alunas e "extremamente chocadas pelas declarações" dos seus raptores exprimindo o seu desejo de as vender ou de as casar por força.

Elas apelam à comunidade internacional, à União Africana (UA) e à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para promover e proteger os direitos das mulheres e das alunas.

O GTFPS é uma plataforma regional que agrupa organizações da sociedade civil, universitários e organizações do sistema das Nações Unidas.

-0- PANA AAS/TBM/MAR/IZ 16maio2014