Agência Panafricana de Notícias

Marcha de protesto em Nouakchott contra censo discriminatório

Nouakchott, Mauritânia (PANA) –Várias centenas de jovens mauritanos da comunidade de Sebakha, subúrbios do sudoeste de Nouakchott, marcharam quinta-feira para protestar contra «o caráter dicriminátorio» de um censo de vocação de registo cívil promovido pelo Governo, constatou a PANA no local.

Esses jovens marcharam na sequência de um apelo lançado através da rede social Facebook, segundo oganizadores.

Os protestadores da quinta-feira reclamaram pela "cidadana a favor de de todos os Mauritanos» e disseram "não à exclusão da população negro-africana».

Este censo, que é objeto duma viva controvérsia, foi igualmente denunciado por deputados no quadro duma sessão do Parlamento em curso atualmente.

O movimento rebelde dos jovens do 25 de fevereiro, que emergeu dos ecos das revoluções árabes no ínicio do ano 2011 e inspirados em personalidades políticas saidas da maioria presidencial, da oposição, bem como dos membros da sociedade cívil, participaram nesta manifestação da quinta-feira.

Outros eventos similares estão previstos nas noves comunidades de Nouakchott nos proximos dias segundo, organizadores.

A marcha desta quinta-feira desenrolou-se em condições de alta segurança com um importante desdobramento das forcas da ordem para evitar eventuais abusos.

-0- PANA SAS/TBM/DIM/DD 30junho2011