Manutenção de Bemba em prisão faz manchete na RD Congo

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- A decisão da Justiça belga de manter o presidente do Movimento de Libertação do Congo (MLC), Jean-Pierre Bemba, na cadeia fez esta semana a manchete dos jornais na RD Congo.
O diário Le Potentiel, próximo da oposição, escreveu que "enquanto se aguarda por um novo recurso em cassação, Jean-Pierre Bemba permanece preso".
"A Justiça belga decidiu : J.
P.
Bemba continua detido.
Os seus advogados interpuseram mais uma vez um recurso", pode ler-se na manchete do diário l'Avenir, próximo do Presidente da República, Joseph Kabila.
"A esperança duma libertação provisória de J.
P Bemba está a desvanecer.
Enquanto se aproximava da saída de túnel, J.
P Bemba foi adundado pela última decisão da Câmara de Acusação (belga)", acrescenta o jornal.
Segundo o L'Avenir, é preciso reconhecer que é grande a possibilidade de ver o Tribunal reeditar a sua decisão em relação ao primeiro acórdão da Câmara de Acusação.
"A não ser que o processo seja declarado ilegal, as razões avançadas pela defesa para obter a liberdade provisória de J.
P.
Bemba já não existem com a confirmação da sentença por uma outra sentença de carácter definitivo", escreve o jornal.
"Além disso, a Justiça belga, enquanto medianeiro neste processo, não tem outra escolha que entregar o recluso ao seu mestre que é o Tribunal Penal Internacional (TPI) sediado em Haia (Países-Baixos)", prossegue o L'Avenir.

21 Junho 2008 13:08:00


xhtml CSS