Manifestantes furiosos atacam administração e casas em Keneba, no oeste do Mali

Bamako, Mali (PANA) - Manifestantes furiosos atacaram segunda-feira, em Kenieba, na região de Kayes (oeste), a cerca 320 km de Bamako, edifícios públicos, saqueando escritórios da prefeitura, casas do prefeito e de seus adjuntos, soube a PANA de fonte oficial no local.

Os manifestantes furiosos exigem mais justiça no recrutamento de jovens pela Sociedade das Minas de Loulou Goukoulo (Somilo), de exploração de ouro, que prefere trabalhadores vindos de outras partes do país, nomeadamente Bamako, aos de Kenieba, de acordo com o ministério da Administração Territorial e Descentralização.

Na sua ira, os cidadãos queimaram cartões biométricos de eleitor recentemente entregues ao prefeito na perspetiva das eleições presidenciais no Mali, cuja primeira volta é agendada para 29 de julho próximo.

Estes ataques seguem-se a um incidente entre trabalhadores e a Somilo, pertencente a Randgold, uma empresa sul-africana,  de acordo com a fonte.

O ministério da Administração Territorial e Descentralização condena "com o último rigor" este ato odioso que não pode ficar impune", lê-se num comunicado da referida instituição.

-0- PANA GT/TBM/DIM/DD 13junho2018


13 يونيو 2018 14:10:03


xhtml CSS