Manifestações comemorativas de nascimento de Nelson Mandela na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Manifestações comemorativas do nascimento do ex-Presidente do Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês), Nelson Mandela, foram lançadas oficialmente domingo na Àfrica do Sul, sob a égide do mesmo partido no poder, soube a PANA segunda-feira de fonte oficial.

O ex-prisioneiro político e primeiro chefe de Estado negro na África do Sul, de dimensão mundial, faleceu em 2013 e teria 100 anos em julho próximo se estivesse ainda em vida. Domingo 11 de fevereiro foi celebrado o 28º aniversário da sua saída histórica de cadeia.

À tarde de 11 de fevereiro de 1990, Mandela fez um discurso televisivo seguido por várias centenas de milhares de pessoas no mundo a partir do City Hall da cidade do Cabo e, quatro anos mais tarde, o vencedor do Prémio Nobel foi eleito à magistratura suprema graças a sua estratégia de reconciliação racial.

O atual presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, foi recebido domingo na Catedral de São  George na cidade do Cabo no quadro das atividades que marcam o 28º aniversário da saída histórica de Mandela de cadeia.

O reverendo Michael Weeder reconheceu o caos político prevalecente no país, na sequência da reticência do atual Presidente da República, Jacob Zuma, em se retirar do poder mas a sua demissão, segundo a PANA, é largamente esperada esta segunda-feira ou nos próximos dois dias.

« Caminhamos para uma nova partida, novos momentos, novos desafios a fim de nos sermos melhores do que antes. Consideramos este passado, que está atrás de nós, como um parêntese. E voltamos ao campo político mais determinados a dar o melhor de nós. Porque estamos capazes disso. Porque nós atravessámos momentos difíceis que ultrapassámos », declarou Weeder diante de Ramaphosa sorridente.

O Museu Nelson Mandela em Mthatha celebrou, sábado último, o aniversário da libertação de Mandela por uma cerimónia.

No entanto, a Fundação Nelson Mandela ostentou uma rosa com cores de laranja e vermelha levando o nome do maior líder político africano. A rosa Mandela será vendida a nível local e internacional e as receitas reverterão à fundação.

-0- PANA CU/AR/ASA/BEH/IBA/FK/DD  12fev2018

12 février 2018 17:14:07




xhtml CSS