Manifestação em Brazzaville para paz na República Centroafricana

Brazzaville, Congo (PANA) - Uma manifestação pelo regresso da paz à República Centroafricana (RCA) realizou-se quinta-feira em Brazzaville sob a égide dos refugiados centroafricanos instalados nesta cidade, constatou a PANA no local.

Durante o evento, refugiados centroafricanos apelaram às autoridades do seu país para tudo fazerem com vista a um regresso da paz à RCA e à reconciliação nacional.

Neste evento participaram mais duma centena de pessoas que ostentavam anúncios em que se podia ler "Baixem as suas armas para que as lágrimas sequem, para que a guerra cesse" ou ainda "O que Ganhamos com a Guerra?".

"Nós, refugiados e pedintes de asilo centroafricanos no Congo, advogamos o perdão,  tolerância, reconciliação para que os muçulmanos e os cristãos coabitem e vivam doravante juntos. Queremos um regresso à paz e à dignidade humana para um futuro melhor", disse o presidente do Coletivo dos Refugiados Centroafricanos no Congo, Maloum Yérima Ayouba, num encontro com a secretária-adjunta para os Negócios Estrangeiros da RCA.

Desde a eclosão da crise na República Centroafricana, a 24 de março de 2013, milhares de Centroafricanos deixaram o seu país para se refugiar nos países vizinhos, nomeadamente o Congo-Brazzaville, a República Democrática do Congo (RDC), os Camarões, o Gabão e o Tchad.

Os Estados da sub-região e a comunidade internacional redobram de esforços para que a paz regresse a este país.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 20junho2014

20 Junho 2014 12:36:58




xhtml CSS