Mandela saúda abertura de espaço democrático no Quénia

Nairobi- Quénia (PANA) -- o Ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela saudou o governo queniano pela consolidação da paz e pela abertura do espaço democrático no país, segundo um comunicado oficial distribuído quinta-feira em Nairobi.
Falando durante uma visita de cortesia ao Presidente Mwai Kibaki em Nairobi, o líder africano descreveu o Quénia como um "bom exemplo" de uma democracia emergente a ser seguido pelos outros países da região.
"A paz e a harmonia estão no centro do sucesso de qualquer país", sublinhou Mandela, que está no Quénia numa visita de duas semanas acompanhado pela sua esposa Graca Machel, presidente nacional do Mecanismo de Avaliação Paritária da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África.
Mandela elogiou também os esforços do gverno queniano para o desenvolvimento do país.
Citou o programa da educação primária gratuita como a chave para ajudar a juventude queniana a estar à altura dos novos desafios, acrescentando que a educação aumenta a produtividade e a criatividade.
Por seu turno, Kibaki afirmou que ele e demais líderes africanos inspiraram-se pela sabedoria e liderança de Mandela, particularmente com relação à libertação da África do Sul e à promoção da paz e da liberdade no mundo inteiro.
"Tornou Àfrica orgulhosa.
Inspiramo-nos imenso pelos seus esforços ilimitados para transformar o mundo num lugar melhor fazendo da paz e da reconciliação as formas de restaurar a dignidade humana", acrescentou.

06 Outubro 2005 14:20:00




xhtml CSS