Mandela sai do hospital

Joanesburgo, África do Sul (PANA) – O ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela deixou o hospital  este domingo de manhã, apesar de o seu estado de saúde continuar “crítico e às vezes instável”, anunciou a Presidência sul-africana.

Mandela, de 95 anos de idade internado no hospital de Pretória desde 8 de junho  último para  tratamento contra uma infeção crónica, vai continuar a sua convalescença na sua residência de Joanesburgo, indicou.

« O estado de saúde de Madiba continua crítico e às vezes instável. No entanto, a sua equipa de médicos está convencida de que ele receberá a mesma qualidade de cuidados intensivos na sua residência de Houghton que a ministrada em Pretória.

« A sua residência foi transformada para lhe permitir receber nela cuidados intensivos. O pessoal médico ao domicílio é  o mesmo que o que o tratava no hospital. Se o seu estado de saúde necessitar duma outra hospitalização no futuro, vamos fazê-lo”, explicou o porta-voz da Presidência, Mac Maharaj.

«Ele recebeu igualmente a visita de próximos, de amigos e de colegas. Apesar do sofrimento suportado durante a doença, ele mostra sempre uma graça  e uma força moral imensas”, prossegue o comunicado.

Segundo a Presidência, o ícone mundial está a ser tratado por uma grande equipa médica de militares, universitários, do setor privado e doutras estruturas médicas públicas.

Ao agradecer aos profissionais de saúde do hospital pelo seu envolvimento e à imprensa « pela maturidade e compreensão que ela demonstrou em geral »,  ela exorta todo o mundo a deixar ao ex-Presidente e à sua família o espaço privado necessário «  a fim de que os tratamentos continuem na dignidade longe de qualquer intrusão inútil ».

-0- PANA SEG/ASA/SSB/FK/IZ 1set2013

01 Setembro 2013 20:18:35




xhtml CSS