Mandela recupera bem

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – O antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, que deixou o hospital sexta-feira, está a recuperar bem e « tem bom humor », anunciou a Presidência.

Mandela, de 92 anos de idade, foi autorizado a regressar à casa após dois dias e passados no Hospital Milpark de Joanesburgo, onde ele foi tratado por uma infeção respiratória aguda.

« O Governo vai assegurar-se de que o público seja informado sobre os progressos do estado de saúde de Mandela », indicou a Presidência.

Um bloqueio de informações sobre o estado de saúde de Mandela suscitou pressões da imprensa e originou rumores sobre a sua morte.

As preocupações sobre a saúde de Mandela aumentaram principalmente depois de parecer que ele tinha sido evacuado via aérea da Cidade de Cabo, onde estava de férias, e transferido para o hospital por uma ambulância militar.

Segundo informações não confirmadas, Mandela sofreria dum colapso pulmonar.

O cirurgião das Forças Armadas, o general Vejaynand Ramlakan, declarou domingo que Mandela reagia muito bem aos medicamentos e ao tratamento e continuaria a ser estritamente acompanhado 24 por 24 horas por uma equipa de especialistas.

Milhões de Sul-Africanos rezaram domingo pela saúde de Mandela durante serviços religiosos organizados em todo o país.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 31jan2011

31 Janeiro 2011 10:59:00




xhtml CSS