Mandela recebe primeiro Prémio Walter Sisulu

Johanesburgo- África do Sul (PANA) -- O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi indicado terça-feira como primeiro beneficiário de Prémio Walter Sisulu Esperança para as Crianças.
O prémio, que foi lançado em Johanesburgo, é o primeiro galardão internacional sul-africano para aqueles que dedicam as suas vidas a cuidar das crianças.
Reg Wessels, que falou em nome dos organizadores do prémio, disse que a indicação de Mandela surgiu depois da morte recentemente aos 90 anos de Walter Sisulu, figura de proa do Congresso nacional Africano(ANC), devido a vida exemplar que ele levou.
A esposa de Sisulu, Albertina, foi indicada para ser a pessoa a inaugurar a outorga do prémio, enquanto o Arcebispo Desmond Tutu foi nomeado como seu patrono.
"É o primeiro prémio internacional sul-africano em benefício das crianças.
Esperamos que possamos encontrar pessoas em todo mundo que deram o seu contributo para acudir aos sofrimentos das crianças", disse Wessels.
Mandela, que tem uma afeição pelas crianças, lidera também a Fundação Mandela para as Crianças, que presta assistência a crianças necessitadas.
Madela foi um amigo de longa data do malogrado Sisulu.
Passaram os últimos 62 anos das suas vidas juntos, e um tempo considerável como companheiros de prisão na cadeia de Robben Island.
"Uma parte de mim se foi", disse Mandela quando Sisulu morreu.

10 Junho 2003 18:58:00




xhtml CSS