Mandela festeja 94 anos

Cabo, África do Sul (PANA) - O ícone internacional e antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, festejou os seus 94 anos esta quarta-feira em Qunu, no Cabo Oriental, na aldeia da sua infância.

Em todas as escolas do país, quarta-feira de manhã, 12 milhões de crianças cantaram "Happy Birthday Tata Madiba" (alcunha de Mandela), "We love You father" (Amamos-te Pai) e todas as rádios retransmitiram a canção.

A campanha "Proudly South African" (Orgulho de Ser Sul-africano) apadrinhou uma escola desfavorecida no bairro informal de Tsietsi em  East Randa para festejar o aniversário de Mandela.

Nas vésperas do seu aniversário, o antigo Presidente americano Bill Clinton visitou Mandela na sua residência.

O símbolo da luta anti-apartheid há muito não aparece em público - o seu último aparecimento remonta à final do Mundial de futebol de 2010 em Joanesburgo - e celebrou o evento em família.

Um grupo de Sul-africanos escalou a montanha mais elevada do Reino Unido - a Snowdonia no País de Gales - para acender uma vela por ocasião do aniversário de Mandela.

Para marcar esta ocasião especial, o mundo científico acrescentou igualmente uma homenagem inabitual à longa lista dando o nome de Mandela a um fóssil de pico - Australopicus Nelsonmandelai.

Esta espécie foi extraída do jazigo fossileiro de Langebaabweg, perto da Cidade do Cabo e permanece o mais antigo descoberto no continente.

Nelson Mandela, que esteve detido durante 27 anos pelo regime do apartheid, foi o primeiro Presidente democraticamente eleito da África do Sulde 1994 a 1997.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 18julho2012

18 Julho 2012 23:41:42




xhtml CSS