Mandela deixa hospital

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, deixou sexta-feira o hospital Milpark em Joanesburgo, três dias após ter sido internado para tratamento, informou o Presidente interino, Kgalema Motlanthe, à imprensa.

Ele disse que Mandela estava a recuperar bem dos seus problemas respiratórios.

"Ele sente-se bem e isto nos tranquiliza, não há necessidade de se alarmar, de ter medo pela sua saúde", afirmou Motlanthe durante um briefing que foi difundido para todo o mundo.

Descrevendo o seu estado de saúde, o médico das Forças Armadas Sul-africanas Vejaynand Ramlakan ressaltou que Mandela sofre de infeção respiratória aguda, mas que responde muito bem ao tratamento.

“ele estáestável, mas será seguido de perto", indicou  médico.

Motlanthe agradeceu aos Sul-Africanos pelas suas orações e pelos seus desejos.

"A família Mandela, o Governo, a Fundação Mandela e Madiba desejam transmitir os seus agradecimentos a todos os Sul-Africanos e a todas as pessoas no mundo que enviaram mensagens e o seu apoio para uma rápida recuperação de Madiba e as suas orações", afirmou.

O neto de Mandela, Mandla, disse que a sua família está a tomar as disposições necessárias para que o estadista possa regressar para o subúrbio de Houghton em Johannesburg.

Havia sérias preocupações sobre a saúde de Mandela quando informações revelaram a sua evacuação da Cidade do Cabo, onde estava de férias, para o hospital a bordo duma ambulância militar.

Algumas informações não confirmadas indicaram que Mandela sofria de colapso pulmonário.

Mandela não foi visto em público desde a final do Mundial de futebol em julho do ano passado na África do Sul.

-0- PANA CU/SEG/AKA/TBM/CJB/TON  28Jan2011

29 Janeiro 2011 10:10:32




xhtml CSS