Mali recebe quatro milhões de cartões eleitorais biométricos

Bamako, Mali (PANA) – Quatro milhões de cartões de eleitores biométricos dos Malianos do exterior e de algumas províncias do país foram entregues terça-feira ao ministro maliano da Administração Territorial, Mohamed Ag Erlaf, soube a PANA de fonte oficial em Bamako.

Esta primeira entrega, que chegou por via aérea no mesmo dia à capital maliana, Bamako, representa 49 porcento do total, e abrange as províncias de Kayes (oeste), Mopti (centro), Tombouctou, Gao, Kidal (norte) e Ségou (centro), precisa a mesma fonte.

O segundo e último lote de cartões eleitorais chegará ao país a 12 de junho corrente, visando as eleições presidenciais de julho próximo, acrescentou.

Esta primeira entrega representa uma "etapa importante no processo de preparação das eleições presidenciais", indicou o primeiro-ministro maliano, Soumeylou Boubèye Maïga, que esteve no aeroporto internacional Modibo Keita de Sénou, na companhia do ministro da Administração Territorial.

O primeiro-ministro maliano enalteceu a "fiabilidade destes cartões que estão associados aos cartões NINA (bilhete de identidade)", uma vez que o novo cartão eleitoral comporta o número do bilhete de identidade do seu proprietário e os números do centro e da assembleia de voto onde o titular deve cumprir o seu dever cívico.

Os cartões serão distribuídos "provavelmente a partir de 20 de junho", anunciou o primeiro-ministro que considerar tratar-se de "um prazo razoável (um mês e meio antes das eleições presidenciais)" para todos os eleitores inscritos  terem os seus cartões.

Mais de oito milhões de Malianos repartidos em 23 mil assembleias de voto são esperados nas urnas para as eleições presidenciais cuja primeira volta está marcada para 29 de julho próximo.

-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 6junho2018

06 Junho 2018 18:13:44


xhtml CSS