Mali realiza fórum nacional sobre mutilação genital feminina

Bamako- Mali (PANA) -- Um fórum nacional sobre mutilação genital feminina destinado a abordar as dificuldades encontradas no combate à esta prática e definir um plano de acção iniciou-se terça-feira em Bamako.
O encontro, que vai durar quatro dias, está a ser organizado pelo Ministério da Promoção da Mulher, Criança e Família em colaboração com o Programa Nacional de Controlo da Mutilação Genital Feminina.
Cerca de 200 delegados provenientes de todo o país, sobretudo "cirugiões" tradicionais que praticam a mutilação e representantes de ONGs vocacionadas ao combatem à prática, estão a participar no fórum.
Na cerimónia de abertura, a ministra da Promoção da Mulher, Aissata Bengaly Berthe, disse que o encontro visava sensibilizar a sociedade sobre as efeitos negativos da mutilação genital feminina, sobretudo consequências ginecológicas e obstréticas.
Segundo um estudo realizado recentemente pelo Ministério da Saúde, mais de 92 por cento das raparigas em idade fértil foram mutiladas genitalmente no Mali.

16 Dezembro 2003 12:48:00




xhtml CSS