Mali ratifica acordo de empréstimo do BADEA para barragem de Taoussa

Bamako- Mali (PANA) -- O Governo maliano adoptou, durante a sua reunião semanal de quarta-feira, projectos de textos relativos à ratificação do acordo de empréstimo assinado em Bamako a 11 de Maio último com o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) para o financiamento parcial do projecto de construção da barragem de Taoussa, no norte do Mali.
Através deste acordo, o BADEA põe à disposição do Mali um empréstimo de 10 milhões de dólares americanos destinado ao financiamento parcial do projecto de construção da barragem de Taoussa e dos seus trabalhos conexos.
O projecto de construção da barragem de Taoussa visa, através da construção duma barragem polivalente duma capacidade de três biliões de metros cúbicos no rio do Níger, relançar e desenvolver a produção agrícola, a pecuária, a pesca, a produção de electricidade e a navegação fluvial da referida barragem.
A execução do projecto inscreve-se na política nacional de desenvolvimento sustentável das regiões no norte do Mali, nomeadamente de Tombouctou e de Gao.
A contribuição do BADEA é uma concretização dum dos engajamentos feitos pela instituição financeira, durante a mesa redonda de doadores organizada em Djeddah (Arábia Saudita) em Novembro de 2007, sobre o programa de reabilitação de Taoussa.

11 juin 2009 15:05:00




xhtml CSS