Mali organiza torneio de seis províncias do norte e centro

Bamako, Mali (PANA) – O Mali organiza, a partir desta segunda-feira até 1 de abril próximo, em Mopti (centro), uma competição denominada “Torneio do Norte” entre os jovens das seis províncias do norte e do centro do país com vista a criar um quadro de paz e reconciliação entre os jovens, soube a PANA de fonte oficial.

No total, 600 jovens das categorias juniores, à razão de 100 jovens por província, vão participar neste torneio em três disciplinas desportivas (futebol, basquetebol masculino e feminino  e atletismo dos 100m, 200m, 400m, 800m, salto em comprimento e lançamento de peso).

Segundo fonte do Ministério maliano dos Desportos, entidade organizadora do evento, este torneio inscreve-se no quadro da reconciliação entre os Malianos.

A competição tem por objetivo "criar um quadro de intercâmbio e reconciliação entre os jovens do norte do país", defendeu a fonte, justificando que a escolha do local recaiu sobre a cidade de Mopti por  esta representar "a porta de entrada para as localidades do norte (do país)".

Por outro lado, explicou, a garantia de segurança dos atletas "é muito mais fácil lá (em Mopti) do que nas outras províncias participantes".

A cerimónia de abertura do torneio será presidida pelo primeiro-ministro maliano, Soumeylou Boubeye Maïga, atualmente em visita às províncias do norte e do centro do país.

-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/IZ 28março2018

26 Março 2018 08:43:20


xhtml CSS