Mali lança programa de luta contra subnutrição

Bamako- Mali (PANA) -- O Programa Alimentar Mundial (PAM) lançou terça-feira em Kidal (mil e 600 quilómetros ao norte da capital maliana) um programa de "Alimentação Complementar e de Apoio aos Serviços Comunitários de Saúde", soube a PANA de fonte oficial em Bamako.
Este programa visa reduzir os casos de subnutrição e as carências em micro- nutrientes nas mulheres grávidas e lactantes assim como nas crianças com idades compreendidas entre os três e os 59 meses bem como o melhoramento do estado nutricional dos doentes da tuberculose e do HIV/SIDA incluindo os orfãos.
Segundo estatísticas médicas, cerca de 82 por cento das crianças da região desértica e desfavorecida de Kidal, situada no extremo norte do Mali, foram afectadas pela anemia e 30 por cento têm uma carência em vitamina A.
A taxa de subnutrição dos petizes dos seis meses aos cinco anos de idade está estimada em 17 por cento ao passo que 50 por cento dos falecimentos estiveram ligados a este mesmo fenómeno.
Esta situação explica a fequência de doenças tais como a anemia, o atraso mental em muitas crianças e as papeiras que constituem verdadeiros problemas de saúde pública nesta zona do país, segundo o representante do PAM no Mali, Pablo Racaldé.

20 Abril 2005 17:04:00




xhtml CSS