Mali lança nova política de promoção e proteção da criança

Bamako, Mali (PANA) - O Governo do Mali vai lançar uma nova Política Nacional  de Promoção e Proteção da Criança (PNPPC) e o seu Plano de Ação Quinquenal 2015-201 cuja implementação vai custar 27,812 biliões de francos CFA (cerca de 72 milhões de dólares americanos), soube segunda-feira a PANA junto do Ministério maliano da Criança.

Esta nova política tem por objetivo contribuir para a criação de um ambiente jurídico  e institucional favorável à promoção e à  proteção da criança, construindo  um consenso nacional em proveito  dos objetivos da Política de Desenvolvimento Integrado da Criança.

Ela funda-se numa visão compartilhada com todos os atores duma sociedade democrática, que garanta o desenvolvimento da  criança  através do gozo e do exercício pleno dos seus direitos e deveres por uma  responsablização  sustentada das coletividades, das empresas e do Estado com vista a  preparar-se para uma cidadania efetiva inspirada nos valores socioculturais do Mali.

O Mali já havia adotado um Plano de Ação Nacional decenal  para a sobrevivência, o  desenvolvimento e a proteção da criança (1991-2001) que será reforçado por uma política e um plano de ação 2002-2006 para a promoção da família e da criança.

A implementação dessas políticas e planos de ação ajudou a obter progressos significativos em áreas como a educação, a saúde, a proteção e a participação da criança.

-0- PANA GT/DIM/IZ 21julho2014

21 Julho 2014 20:08:25


xhtml CSS