Mali lança campanha de vacinação contra poliomielite

Bamako- Mali (PANA) -- O governo maliano acaba de lançar uma campanha especial de vacinação contra a poliomielite na sequência da descoberta de três novos casos nas regiões de Ségou (centro) e Mopti (norte), soube-se junto do Ministério maliano da Saúde.
A primeira fase desta campanha iniciada sexta-feira nas regiões supracitadas prossegue durante quatro dias ao passo que a segunda está programada para Setembro próximo.
O vírus da poliomielite foi novamente identificado nas localidades de Niamoussa (prefeitura de Djenné, região de Mopti), Ogoboro (Prefeitura de Tominian, região de Ségou).
O vírus circula neste triângulo formado pelas três aldeias distantes, umas das outras, de 70 quilómetros, indicou o Ministério maliano da Saúde que pretende responder rapidamente para quebrar atempadamente a cadeia de transmissão viral.
Esta operação especial lançada em sincronização com o Burkina Faso vai ser a de limpeza contra o vírus selvagem da polio nas regiões de Ségou, de Mopti e de Sikasso, para além de duas fases das Jornadas Nacionais de Vacinação (JNV) previstas para Outubro e Novembro próximos.
Contrariamente às regiões de Ségou e Mopti, onde três casos foram registados, nenhum alerta veio da região de Sikasso mas decidiu-se alargar a campanha para este ponto do país por causa do seu avizinhamento com a Côte d'Ivoire cuja metade do norte está ocupada por uma rebelião armada, soube-se da mesma fonte.
As medidas de precaução levaram à inclusão deste região na campanha de limpeza que abrangera um universo de um milhão e 800 mil crianças de zero a cinco anos nas regiões de Sikasso, Ségou e Mopti que receberão doses de vacina contra a polio, segundo a mesma.
A polio, doença paralisante que afecta crianças de zero a cinco anos, está no centro das preocupações sanitárias de muitos países em desenvolvimento.

12 Agosto 2005 20:59:00




xhtml CSS