Mali lança campanha de imunização preventiva contra meningite

Bamako, Mali (PANA) – O Mali lança a partir de terça-feira até 25 de Dezembro corrente uma campanha preventiva de vacinação contra a meningite nos distritos sanitários de Koulikoro (noroeste), Ségou (centro) e  Bamako, a capital, anuncia um comunicado do Ministério da Saúde.

Esta campanha vai envolver pessoas de um a 29 anos de idade e far-se-á com a nova vacina conjugada contra a meningite de meningocócia A ou MeunAfrivac.

A duração da proteção desta vacina é de 10 anos, contrariamente às vacinas clássicas, cujo período de proteção não excede os três anos.

A meningite é uma doença contagiosa que mata se o doente não for tratado a tempo e pode tornar o doente surdo, mudo, cego ou provocar deficiências mentais após a recuperação.

O Mali registou regularmente epidemias de meningite com a uma taxa de mortes ultrapasssando muitas vezes os 10 porcento.

O país registou assim de 1997 a 2010, 24 mil 539 casos de meningite dos quais dois mil 203 mortes.

Cada ano, o Mali gasta mais de dois biliões de francos CFA (cerca de quatro milhões de dólares americanos) para o pré-posicionamento da vacina  contra a meningite  A+C, os produtos de tratamento e as atividades de diagnósticos a fim de conter estas epidemias.

-0– PANA GT/JSG/FK/IZ 13Dez2010

13 Dezembro 2010 14:40:00




xhtml CSS