Mali insta CEN-SAD a acelerar criação da zona de livre troca

Bamako- Mali (PANA) -- O Mali pediu quarta-feira à Comunidade dos Estados Sahelo-Saharianos (CEN-SAD) a aceleração do processo de criação de uma zona de livre troca para favorecer o surgimento de um mercado comum.
De acordo com o primeiro-ministro maliano, Ousmane Issoufou Maiga, trata-se de um projecto que exige a mobilização de "todas as nossas energias" para uma exploração racional e judiciosa dos recursos regionais.
Maiga falava na abertura da 11ª sessão do Conselho Executivo da CEN-SAD que durante dois dias vai preparar, em Bamako, a agenda da cimeira dos Chefes de Estado prevista para este sábado.
Em face da marginalização e constrangimentos da mundialização, disse, o sucesso na edificação do espaço CEN-SAD depende da sua capacidade de promover uma verdadeira política de integração num ambiente de paz, segurança e estabilidade.
"Devemos esforçar-nos por criar as condições favoráveis a um desenvolvimento harmonioso do nosso espaço.
Isto exige uma mobilização de todas as nossas energias, com vista a uma exploração racional e judiciosa dos nossos recursos", declarou Ousmane Maïga.
Segundo ele, a CEN-SAD deve conceder prioridade aos sectores essenciais da segurança alimentar, desenvolvimento das infra- estruturas de comunicação, particularmente rodaviária, bem como um reforço da cooperação no domínio da energia e hidracarbonetos.
Ousmane Issoufi Maiga formulou, finalemente, o voto de ver esta 11ª sessão de ministros desembocar em resultados concretos que permitam à comunidade dar uma contribuição de qualidade ao processo de edificação e de consolidação da União Africana.
Por seu turno, o secretário-geral da CEN-SAD, Mohamed Al Madani Al Azhari, insistiu na necessidade do reforço das relações de solidariedade, cooperação e trocas entre os países membros.
Defendeu igualmente a instauração, entre os Estados membros, da livre circulação de pessoas e bens e a supressão progressiva das barreiras tarifárias e não tarifárias.
"A reunião de Bamako deve imprimir uma nova dinâmica à CEN-SAD", concluiu.

13 مايو 2004 18:28:00




xhtml CSS