Mali cria fundo competitivo para pesquisa e inovação tecnológica

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano vai criar um Fundo Competitivo para a Pesquisa e Inovação Tecnológica destinado a instalar um dispositivo de financiamento  perene da pesquisa no Mali, soube a PANA de fonte oficial.

O Fundo é financiado com subvenções orçamentais que representam 0,20 porcento das receitas fiscais do Estado, a contribuição dos parceiros e impostos sobre contratos e concessões de patente.

O Fundo receberá igualmente uma dotação de 500 milhões de francos CFA (1 dólar americano equivale a cerca de 470 francos CFA) provenientes das receitas de privatização da Empresa das Telecomunicações do Mali (SOTELMA).

O Fundo permitirá financiar com base no concurso público projetos e programas de pesquisa selecionados, a vulgarização e a valorização dos resultados das pesquisas, as atividades de reforço das capacidades de investigação e o desenvolvimento de projetos apoiados por parcerias entre as universidades, as grandes escolas e as instituições de pesquisa.

A seleção dos projetos far-se-á com base em critérios, nomeadamente a capacidade criativa e inovadora, que respondam às necessidades de desenvolvimento do país.

A pesquisa científica no Mali está confrontada nomeadamente com o défice de recursos internos reservados ao financiamento dos programas e projetos de pesquisa, a paceria pouco desenvolvida entre as estruturas de pesquisa e de ensino superior, a fraca valorização da produção científica e a fraca articulação com as prioridades nacionais de desenvolvimento socioeconómico e cultural.

A criação dum Fundo Especial para a Pesquisa foi recomendada pelo Fórum Nacional sobre a Educação realizado em 2008 no Mali.

-0- PANA GT/TBM/FK/IZ 25março2011

25 Março 2011 14:17:40


xhtml CSS