Mali compra 3 locomotivas da África do Sul para relançar linha Bamako-Dakar

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano adquiriu três locomotivas novas de fabrico sul-africano para redinamizar o transporte de  passageiros e mercadorias no eixo Bamako-Dakar passando por Kayes, soube a PANA sábado de fonte autorizada.

As três máquinas adquiridas no quadro de uma parceria público-privada foram entregues, a 24 de julho último, em Pretória, na África do Sul, ao ministro maliano dos Transportes e Desencravamento, Moulaye Ahmed Boubacar.

Avaliadas em quatro milhões de dólares americanos (cerca de dois biliões de francos CFA), estas três locomotivas estarão ao serviço da Empresa do Património Ferroviário do Mali (SOPAFER), que administra  a atividade ferroviária  no país.

Segundo Moulaye Boubacar, vários técnicos malianos vão à África do Sul, nos próximos dias,  para serem formados em manutenção das novas máquinas fabricadas pela empresa « Transnet Engeneering »,  que tem mais de 150 anos de experiência no fabrico de  locomitvas.

O tráfego entre Bamako e Dakar via Kayes foi suspenso há vários meses devido ao mau estado das locomotivas que estão obsoletas.

Os trabalhadores da SOPARER estão há vários meses sem salários e as atividades económicas das localdiades atravessadas pelo comboio estão em baixa.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ  29julho2018

29 يوليو 2018 11:29:30


xhtml CSS