Mali celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Bamako, Mali (PANA) – O Mali celebrou esta quinta-feira, 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade da Imprensa sob o lema “Media, Justiça e Estado de Direito: Contrapesos do Poder”, constatou a PANA no local.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa permite celebrar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, avaliar a liberdade de imprensa no mundo, defender a independência dos media e prestar homenagem aos jornalistas que morreram no exercício da sua profissão.

No Mali, o evento foi marcado por conferências-debates e exposições na Casa da Imprensa, em Bamako, na presença de várias personalidades das quais o ministro da Economia Digital e Comunidade, Arouna Modibo Touré;  o presidente da Casa da Imprensa, Dramane Alou Koné; membros da Alta Autoridade de Comunicação e vários profissinais dos media.

A oportunidade foi aproveitada pelos jornalistas para trocar ideias sobre a liberdade de imprensa, o acesso à informação e eleições, o sistema judicial de apoio a um jornalismo livre e seguro e a liberdade de expressão online e sua autorregulamentação.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado a 3 de maio de 1993 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, conforme recomendação adotada durante a 26ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência Cultura (UNESCO), em 1991.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 3maio2018

03 مايو 2018 16:40:23


xhtml CSS