Mali adia anúncio de resultados eleitorais para quinta-feira

Bamako, Mali (PANA) - O Ministério maliano da Administração do Território anunciou para quinta-feira a publicação dos resultados provisórios das eleições presidenciais inicialmente prevista para esta quarta-feira, 15 de agosto,

O Ministério justificou esse adiamento pelo facto de que as atas físicas dos resultados nas localidades de Tessalit, Menaka e Nampala ainda não chegaram à Comissão Nacional de Centralização de Resultados.

Quinta-feira é o penúltimo dia do prazo legal para a divulgação dos resultados, em conformidade com as disposições da lei eleitoral maliana.

Na segunda-feira, o candidato da oposição à segunda volta das presidenciais, Soumaïla Cissé, rejeitou os resultados do escrutínio realizado domingo, antes da sua divulgação, e reclamou vitória junto dos seus apoiantes.

Em conferência de imprensa na sede do seu partido na capital maliana (Bamako), Cisse, de 68 anos de idade, denunciou fraude e prometeu não aceitar os resultados quando forem anunciados.

"Eu apelo a todos os Malianos para que se levantem (...) Não aceitamos a ditadura da fraude", apontou Cissé, ex-ministro das Finanças e antigo presidente da Comissão da União Económica e Monetária da Oeste Africana (UEMOA), de 2004 a 2011.

Por seu turno, o partido no poder começou, também segunda-feira, a lançar resultados que colocam o chefe de Estado cessante, Ibrahim Boubacar Keïta, como favorito.

A comunidade internacional observa com atenção estas eleições presidenciais num país que se confronta com a ameaça 'jihadista', apesar de cinco anos de intervenções militares internacionais.

-0- PANA IZ 15agosto2018

15 Agosto 2018 16:23:07


xhtml CSS